Skip to content

O aço inoxidável é, talvez, mais conhecido por sua capacidade de resistir à ferrugem e à corrosão, tornando-o uma escolha popular em banheiros e cozinhas. No entanto, se você possui itens de aço inoxidável, provavelmente sabe que eles quase nunca permanecem limpos. Isto é especialmente verdade se você tem crianças correndo pela casa.

 

Impressões digitais e manchas de água tendem a marcar as superfícies de máquinas de lavar louça, geladeiras e fornos desse material. Além disso, poeira e sujeira podem colocar aparelhos de aço inoxidável em risco de ferrugem.

 

Produtos de limpeza química agressivos, geralmente com preços elevados, prometem devolvê-los à sua beleza original, mas geralmente não cumprem sua promessa. A verdade é que, apesar disso, é fácil manter os utensílios de aço inoxidável limpos com produtos que você tem em sua casa, sem precisar investir altos valores em produtos especiais.

 

A seguir estão algumas maneiras de limpar seu aparelho de aço inoxidável para obter um acabamento impecável.

1. Sabonete e óleo mineral para bebês

Primeiro, você precisa entender a direção do grão. Assim como a madeira e alguns tecidos, o aço tem um grão. Estas são as estrias fracas que você pode ver nas superfícies dos seus aparelhos. Os aparelhos geralmente têm outras peças de aço, como maçanetas e puxadores. Lembre-se de que essas outras peças podem ter uma direção diferente.

 

Você não vai estragar o seu aparelho se você não limpar com o grão. De fato, nada dramático acontecerá. No entanto, se você limpar verticalmente o grão, mais resíduos de limpeza poderão se aprofundar em suas minúsculas fendas. Para um brilho ideal, é melhor limpar com o grão.

 

Em seguida, reúna seus equipamentos. Use dois panos de limpeza não abrasivos, de preferência aqueles que são 100% algodão, porque quase não deixam fiapos. Você pode usar toalhas de papel, mas restará algum fiapo. Além disso, pegue um pouco de detergente comum e óleo mineral para bebê.

 

Coloque um pouco de sabão no pano e umedeça com uma quantidade pequena de água (apenas o suficiente para umedecer o pano). Com isso, limpe seu aparelho. Para impressões digitais mais severas, talvez você precise percorrer a área algumas vezes.

 

Quando terminar de limpar uma área, seque as manchas de água com uma toalha limpa.

 

Finalmente, é hora de polir! Aplique uma pequena quantidade de óleo mineral para bebê no seu segundo pano. Um par de pequenas gotas será suficiente. Polir o aço dessa maneira produzirá ótimos resultados. Jogue seus panos na lavadora e utilize na próxima vez.

2. Vinagre Branco e Azeite

 

Aplique vinagre branco em um pano de microfibra ou pulverize diretamente na superfície. Deixe descansar por um momento e depois limpe na direção do grão. Aplique o vinagre quantas vezes for necessário para remover qualquer sujeira. Em seguida, passe uma toalha limpa em um pouco de azeite para polir a superfície recém-limpa. Se restar algum resíduo de azeite extra, limpe com um pano limpo.

 

Esse método funciona bem porque o vinagre se livra de toda a sujeira, enquanto o azeite confere um polimento fresco e brilhante.

3.Farinha

Obviamente, para evitar criar uma bagunça maior, convém reservar essa dica de limpeza para a pia, ou talvez para os tachos e panelas.

 

A primeira coisa a fazer é limpar completamente a pia para remover qualquer sujeira que possa estar endurecida. Depois de seco, cubra-o com farinha. Sinta-se livre para usar a quantidade de farinha que desejar. Em seguida, pegue um pano macio e, em um movimento circular, lustre a pia.

4. Limpeza a vapor

Para esterilizar o aço inoxidável você também pode usar um limpador a vapor com um bico injetor. O vapor desinfecta a superfície, que pode ser limpa com um pano macio. Como o aço inoxidável pode arranhar facilmente, evite usar um acessório de escova ou qualquer ferramenta de limpeza rígida.

5. Esfoliação com bicarbonato de sódio

As sujeiras queimadas ou endurecidas em tachos e panelas de aço inoxidável ou bancadas geralmente precisam de um pouco mais de atenção. Faça uma pasta macia com bicarbonato de sódio e água e aplique sobre a mancha, deixando-a descansar por cerca de 20 minutos. Em seguida, esfregue a área com um pano umedecido em uma solução de água e sabão.

 

É importante usar um pano macio e trabalhar paralelamente ao grão para evitar arranhões. Certifique-se de enxaguar e secar completamente.

 

Scroll To Top
%d blogueiros gostam disto: