Ir para o conteúdo

vantagens-do-aco-inox-que-voce-precisa-conhecer

 

O aço inox tem sido cada vez mais utilizado para as mais diversas aplicações e empreendimentos, mas você sabe qual é a grande diferença entre o aço comum e o aço inox? A principal é a resistência à corrosão e oxidação.

Em processos de ferrugem o aço inox não se degrada tão rapidamente quanto o comum. Por esse motivo tornou-se uma opção mais vantajosa e eficaz. O cromo, presente na sua composição, é o responsável por não permitir que as ações corrosivas aconteçam, pois forma uma espécie de película de óxido de cromo impermeável e insolúvel.

O aço inox trata-se de uma liga metálica que pode ser composta por diferentes tipos de elementos como ferro, cromo, carbono, molibdénio e níquel. Mas a depender da sua finalidade pode conter outros componentes como o silício, titânio, nióbio, cobalto, boro e o nitrogênio.

Classificado de acordo com sua microestrutura, o aço inox pode ser ferríticos, austenitícos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e Duplex. Esse material é bastante utilizado em vários setores, entre os principais estão: eletrodomésticos, construção civil, indústrias em geral, setor de serviços, automóveis, equipamentos náuticos, instalações hospitalares, entre outros.

Listamos abaixo algumas das principais vantagens do aço inox. Confira!

1. Resistência à corrosão

O processo de corrosão acontece em decorrência da formação de um composto chamado óxido de ferro, gerado por meio da reação do oxigênio do ar com o ferro do aço comum, o que dá início ao que conhecemos como ferrugem. Como citamos anteriormente, o composto cromo, presente no aço inox, cria uma camada de proteção que impede essa ação.

2. Facilidade de limpeza

Devido a sua pouca rugosidade superficial, o aço inox é bastante fácil de higienizar. Assim, é comumente utilizado em locais que necessitam de limpeza constante como nas instalações de hospitais, clínicas e restaurantes.

3. Resistência a altas temperaturas

Esse tipo de aço não sofre impactos significativos por conta das variações de temperatura do ambiente, pois é adaptável tanto ao frio extremo quanto ao calor. Podendo ser utilizado, por exemplo, em fornos e freezers.

4. Alta durabilidade

Como o aço inox é mais resistente às ações tanto físicas, como as bruscas variações térmicas, quanto do tempo, por conta da sua resistência à corrosão e oxidação, ele torna-se mais durável do que do aço comum e, portanto, mais vantajoso e econômico.

5. Material reciclável

O aço inox é um produto totalmente reciclável, considerado um dos metais mais sustentáveis do mundo. É uma matéria-prima que não possui componentes químicos responsáveis por poluir o meio ambiente.

 

6. Visual moderno

É um material esteticamente mais agradável do que outras ligas disponíveis no mercado, pois ele confere um design mais limpo e um ar de modernidade e sofisticação. Grande parte dos empreendimentos e projetos arquitetônicos atuais têm optado por utilizar esse tipo de material.

O aço inox apresenta um grande número de vantagens se comparado a outras ligas de aço. E se você está precisando de produtos em inox com alta qualidade, a Prime Inox é especialista no assunto e pode te ajudar. Entre em contato conosco para saber mais informações.

 

Role para cima
%d blogueiros gostam disto: